Eríca Santos (Funkie Bounce)

professora de hip hop e street dance

Natural de Pombal, estudou artes visuais, percursão, multimédia e dança.

Licenciada em dança pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e pela Fontys Hogescholen voor Kunsten em Tilburgo, Holanda.

Começou a sua formação com aulas de dança clássica na escola de dança Copélia em 1999. Obteve formação nos cursos de verão como o Nazaré Dance Week e o Arts Summer School; em workshops como o de Mr.Wiggles, Tweetboogie e Henry Link; e em aulas regulares com Gustavo Oliveira na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC) e com André Mesquita na Jazzy Dance Studios.

Iniciou o seu percurso em danças urbanas em 2006 passando pelos grupos de street dance X Strength e Fly High. Começou a participação em battles e campeonatos nacionais em 2009. Ganhou a Locking 1vs1 a Roll Dice Battle em Almada; Locking&Popping 2vs2 na Battle de Chelas; 2º lugar Locking 1vs1 na 6ª edição da battle Can You Smoke the Queen nas Caldas da Rainha; Duas vezes no Top 16 da Eurobattle em ambos os estilos Locking 1vs1 e Hip Hop New Style 2vs2 no Porto; 1º lugar no torneio CDM na convenção School Fitness em Leiria em 2016; entre outros títulos, sendo também jurada em algumas battles.

A nível internacional, Semi-final em All Styles na battle The Next Step, em Tilburgo, Holanda.

Leccionou dança contemporânea e Hip Hop no Centro de Dança de Oeiras; Hip Hop no Tonik Health Club em Sacavém pela academia Alma com Dança; e vários workshops em Leiria, Pombal, Marinha Grande e em Lisboa.

No seu percurso profissional destaca nomes de coreógrafos como João Fernandes, Alexandra Almeida, Daniel Matos, Dorottya Kiss, Eddy Becquart, Raymond Esterhuizen, Marc Van Loon, Elson Marlon Ferreira e Margarida Belo Costa.

Já na sua formação tanto em dança contemporânea como em Hip Hop destaca: Jasper Jelen, Andre Grekhov, César Nusik, Bboy Waver, Sonny Boom, Anaísa Lopes, Vasco Alves, Bárbara Griggi, Amélia Bentes, Patrícia Henriques.

Participou como bailarina na publicidade do Licor Grand Marnier pela AG Films; no 1º videoclip live português dos HMB + Jessica Athayde; e no 8º video - “Got Soul?” da Online Dance Company, powered by Millennium bcp.

Presentemente é bailarina na companhia de dança contemporânea Projecto M (CPM) residente na academia MDance, no alto de São João, em Lisboa.