Joana Sousa

professora de ballet, barra de chão, dança contemporânea e jazz

Natural de Caldas da Rainha (1994).
 
Em 2002, ingressou na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha onde iniciou os seus estudos em Ballet, Dança Criativa e Dança Contemporânea. Em 2008, integrou o Grupo Experimental de Dança (GED) onde foi intérprete de peças de Rui Lopes Graça, Bruno Cochat e Daniel Cardoso.
 
Em 2012, iniciou a Licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. No ano curricular 2014/2015 terminou a Licenciatura em dança na ArtEZ Institute of the Arts, Arnhem, Holanda.
 
Frequentou cursos, workshops e masterclasses com professores e coreógrafos como Catarina Moreira, Maria Luísa Carles, Linda Kapetanea e Jozef Frucek e David Zambrano.
 
Destaca os nomes de coreógrafos, professores e bailarinos com quem trabalhou durante a sua formação em ArtEZ Institute of the Arts: Cristina Leitão, Michael Garber, Ime Essien, Tony Vezich, Aryeh Weiner e Eva Karzack. Dançou a peça “She He Shenanigans” de Maurice Causey e a peça de reportório “Suite Suite Suite” de Marco Goecke em vários palcos na Holanda.
 
Em Setembro de 2015, iniciou a F.O.R. (Formação Olga Roriz). Em Novembro de 2017, integrou o projeto “Integro Dance Beyond”, com Vangelis Legakis (Yoga e Chig Gong), David Zambrano e Milan Henrich (Flying Low e Passing Through), Rosemary Wallace (Integrated Cranial Biodynamics) e Kam Thye Chow (Thai Massage).
 
Leciona aulas de dança na Mdance (Lisboa) e no Studio k (Leiria).